30 de setembro de 2016

Desenvolvendo o personagem: Dualidade.

Antes de entrarmos no tema da postagem, quero avisar que o livro em quadrinhos, Era uma vez - Um feliz para sempre ultra passou a meta, fechando a campanha no Catarse em R$: 9,175. Estamos cuidando de alguns detalhes e em breve os apoiadores receberão o livro e os demais brindes, e o restante dos impressos estarão à venda na loja virtual do Estúdio Armon, o preço de venda ainda não foi definido, mas fiquem tranquilos, pois não será alto.
Criar um personagem é uma tarefa muito importante e muitas vezes difícil, envolve muito estudo, e ficar sempre usando os seus gostos pessoais como exemplo nem sempre dão certo. Temos que levar em consideração muitos pontos como,  passado, sonhos, amigos, familiares, aparência e etc.. Mas hoje irei me focar em apenas um aspecto, que me chamou atenção em uma conversa. Quem sabe isso não seja nenhuma novidade para alguns, mas falar desse assunto pode ser importante para alguém.
Dualidade:
É a propriedade ou caráter do que é duplo, do que é dual, ou que contém em si duas naturezas, duas substâncias ou dois princípios. Dualidade também possui significados na área da física, da matemática e da filosofia. 
Fonte:
Muitas vezes apresentamos um personagem em ilustrações ou na própria história de apenas uma forma, destacando um elemento do seu carácter. Não que isso seja errado, mas existe tantos elementos incríveis e ao mesmo tempo assustadores em nosso personalidade, então porque se prender em um? Minha personagem Anabelle geralmente a desenho sorridente e feliz, na história ela enfrentará muitos desafios e passará por momentos tristes, então porque apresenta-la sempre da mesma forma? 
Nos preocupamos em fixar na mente dos leitores quem é esse personagem e com isso acabamos repetindo a mesma mensagem, depois vamos desenvolvê-lo com o decorrer da história. Nada mais normal, não é mesmo? Devemos lembrar que isso não é uma regra, podemos brincar com a personalidade, desde que o autor tenha definido quem esse personagem, seguido de um roteiro bem desenvolvido. Apresenta-lo de formas diferentes dentro de um contexto, pode estimular o leitor e encoraja-lo a conhecer de perto quem realmente é o seu personagem. Surpreenda seu leitor, fuja dos clichês algumas vezes, crie momentos de reflexão dentro da trama. 



A mente humana é mutável e complexa, por isso, para não se perder nessa tarefa, que tal escolher dois elementos marcantes da personalidade de sua criação? Dia e noite, quente ou frio, certo e errado, tudo isso faz parte do nosso dia a dia. Vamos enriquecer nossos criações e surpreender os leitores.
Na hora de desenvolver seus roteiros, lembre-se desse elemento, a dualidade e brinquem com isso.

Leia mais sobre criação de  personagem: 
Espero que tenham gostado do bate-papo, e não esqueçam de deixar seu comentário.
Beijos e até mais. ^-^

Nenhum comentário:

Postar um comentário